Como Congelar Empadas Para Revenda!

59 Compart.

Como congelar empadas!

Bem, sabemos que quando se trabalha com empadas ou com qualquer outro alimento, ou ainda quando pretendemos fazer uma grande quantidade, precisamos estar a par do processo de congelamento, para conservar e manter as propriedades dos alimentos.

Com empadas não é diferente, são massas delicadas que absorvem umidade com certa facilidade e podem estragar ou se alterar mudando o resultado se não fizermos o processo de congelamento da forma correta.

Portanto, aqui neste post, vou passar para vocês a forma mais eficientes de se congelar empadas, o que é muito interessante para se manter um estoque de empadas para revender ou até para consumo próprio.   

 

Crua ou Assada?

Após o preparo das empadas (ou empadão) o tempo de assar gira em torno de 25 a 35 minutos e o ideal, se a intenção é o congelamento, deixe apenas a metade desse tempo.

Isso fará com que a massa fique firme e semiassada, possibilitando um congelamento correto.

Como Congelar Empadas

Deixe esfriar totalmente e use uma embalagem própria para congelamento ou um saquinho ziploc, daqueles com fecho de correr.

Coloque em cada um umas 4 empadas no máximo, pois devem estar separadas, em unidades, para não quebrarem.

Retire o ar de dentro, pode ser com um secador de cabelo invertido ou aparelho próprio para isso.

É importante que fique o mínimo de ar possível no interior da embalagem, sem prejudicar a forma da empada.

Quando for consumir deve-se retirar do freezer e aguardar uns 10 minutos antes de levar ao forno pré-aquecido (200°), para terminar de assar, basta acompanhar o processo para não assar demais.

Essa é a melhor forma de se congelar empadas, sem perder a qualidade, pois são muito frágeis e qualquer descuido você poderá perder a fornada.

Também é possível congelá-las cruas, montadas nas forminhas, mas é preciso um congelamento bem rápido para não alterar a característica da massa.

Muitas vezes, se levar direto ao forno, podem ficar geladas por dentro e se deixar descongelar, podem ficar com a massa muito úmida.    

A importância do Recheio

É preciso também saber que o tipo de recheio influencia muito no congelamento, e empadas abertas não reagem bem ao processo, por isso faça testes de sabores variados para se adequar aos detalhes de cada um.

É possível congelá-las cruas também, basta enformar normalmente e sem passar o ovo, leve-as direto ao freezer e após congeladas, armazene em sacos.

Não haverá problemas, mas para assar deve-se esperar perder um pouco do gelo e pincelar o ovo para levar ao forno.

A importância do controle

Não se esqueçam também do detalhe mais importante, cole sempre uma etiqueta, daquelas próprias para congelamento, informando a data da fabricação.

O tempo máximo de armazenamento congeladas também é importante e também o tempo para consumir após o descongelamento.

Este é um detalhes que fazem muita diferença na hora de  comercializar suas empadas, portanto nunca se esqueça dessas informações.

Podem armazená-las congeladas por até uns 2 meses.

Se tiver alguma dúvida ou crítica por favor deixe nos comentários, ok 😀

Beijos da Claudinha!  😉 ⤵️

P.S. No curso em e-book, abordo o tema mais a fundo.

 

 

😍 Curso Profissional de Salgadinhos Artesanais👇

Aprenda Fazer os Melhores Salgadinhos Artesanais com o Único Curso em Vídeo que te ensina todos os Bastidores passo a passo para você iniciar sua Produção o quanto antes.
MESMO QUE VOCÊ NÃO SAIBA NADA E NUNCA TENHA FEITO SALGADOS ANTES!

59 Compart.

36 Comentários


  1. Oiee.. congelo o empadão já assado, mas quando deixo ele descongelando e coloco no forno a pele do ovo que fica na tampa, não fica com aspecto bonito, fica saindo!

    Responder

    1. Sabrina, experimente colocar no forno depois de uns 15/20 minutos depois de tirar do freezer, em temperatura baixa.
      Lembre-se que já está assado. Deve ficar bom. bj😉

      Responder

    2. Sabrina, adicione um pouco de água (uma colher) ou um pouco de óleo (uma colher) a esse ovo, essa camada ficará homogênea e não soltará de cima…

      Responder

  2. Bom dia Cláudia! Me chamo Larissa e gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho! Gostaria de uma informação, fiz empada de queijos assei e congelei, depois que aqueci e guardei na estufa ela reduziu muito o tamanho e murchou. Gostaria de saber a melhor forma de está congelando.

    Responder

    1. Boa tarde Larissa, obrigada pela mensagem. Esse é um assunto que me dá algum trabalho, veja só, para preservar a qualidade das minhas empadas de queijo, eu só congelo o fundinho (só a massa crua) e asso antes de consumir ou entregar a encomenda. Essa empada quando congelada pronta, nunca fica com uma aparência boa quando descongelada e aquecida, por isso não congelo essa empada pronta. Espero ter ajudado. 😉

      Responder

  3. Olá Cláudia, gostaria de saber por qual motivo não posso pincelar a empada com ovo e congelar? Quero fazer em grandes quantidades e vender congelada, mas, precisaria estar pronta para a pessoa somente assar. A intensão é estar totalmente crua, porém, pincelada com ovo e congelada.

    Responder

    1. Oi Danielle, td bem?

      Eu prefiro pincelar na hora de assar, fica mais brilhante 🤩, mas não há problema em pincelar e congelar, você pode sim fazer assim, o trabalho está só em colocar pra congelar com o cuidado de não encostar na empada até ela estar totalmente congelada, depois pode ensacar tudo junto.

      Sucesso! 😘

      Responder

          1. Olá Eliana, veja bem, quando as empadas de queijo estão quentes o recheio expande e fica muito bonito, mas infelizmente esse recheio quando esfria, dá mesmo uma afundada…se você resolver sem alterar o sabor e a textura, me avisa, também quero saber, ok? 😉💖


  4. Boa noite Claudinha
    Sou do Rio de Janeiro e amo suas dicas estou querendo fazer seu curso. Estou só me organizando financeiramente. A minha duvida é se posso congelar a massa da empada, faco ela com margarina ovos e farinha de trigo?
    Sempre sobra massa daí acabo jogando fora.
    Por favor me ajude.
    Beijos
    Claudia Novais

    Responder

    1. Bom dia Claudia, que bom que você escreveu.
      Te digo, jogar fora é uma situação que me dá arrepio, as vezes pode até ser necessário,
      afinal é inviável servir um alimento em situação duvidosa, mas xará, te digo que a minha
      massa é o meu ingrediente que mais dura, em geladeira dá para deixar até uns 2 ou 3 dias
      e manter a integridade.
      Respondendo sua dúvida, dá sim para congelar a massa por até uns 60 ou 90 dias, mas quando
      for utilizar, deixe descongelar na parte baixa da geladeira e retire por uma hora antes de
      usar, ok.

      Espero ter podido ajudar. 😋

      Bjn 😘

      Responder

      1. Olá, Claudinha! Primeiramente gostaria de agradecê-la pelas dicas disponibilizadas e desejar muito sucesso à sua vida! Agora quanto ao que me faz escrever-lhe, é, em uma publicação você diz que devemos manter tudo gelado, desde os ingredientes antes da produção até a massa pronta para manuseio e durante o mesmo; já nesse comentário diz que devemos retirar da geladeira 1 hora antes, o que deixará de mantê-la gelada. Poderia me esclarecer melhor esse ponto, por gentileza?
        Desde já, agradeço!

        Abraços,
        Camila.

        Responder

        1. Olá Camila, td bem? Não entendi bem sua dúvida, qual comentário vc se refere? Se estiver falando de conservação, deve deixar todo alimento sob refrigeração, mas antes de assar empadas prontas, cruas e congeladas, alcanço um resultado melhor deixando perder um pouco do gelo.
          Me esclareça onde exatamente vc leu os comentários, ok? Pode ser um erro meu na interpretação ou algo do tipo.

          Bj

          Responder

  5. Gostaria de saber porque depois de assada e pincelada com a gema ela descasca .

    Responder

    1. Oi Carlos, deixe eu entender… você passa a gema e assa ou ao contrário? Porque fiquei na dúvida com sua pergunta e a gema deve ser passada ANTES de ir ao forno. Mas é normal que essa casquinha de ovo, após assada, solte com certa facilidade, afinal empadas são muito sensíveis.

      Abçs 🤩

      Responder

  6. Bom dia Claudinha, eu vendo empadinhas, mais perco muito tempo fazendo, e gostei do modo de congelar, gostaria de dica pra ganhar mais dinheiro, pois meu lucro é baixo , vendo a da forminha número 2 ,a $2,00, desde já agradeço!
    Deise Guedes.

    Responder

    1. Olá Deise, tudo bem? Obrigada por escrever.

      Veja bem, nosso lucro depende totalmente de quantas empadas, independente de tamanho, você faz com uma determinada receita, na pratica, o quanto você gastou, quanto produziu e qual foi o resultado. Ou seja, quanto mais você gasta menos sobra de lucro, mas nem por isso você vai usar ingredientes de má qualidade e arruinar sua clientela, a qualidade atrai em primeiro lugar, sabendo disso busque sempre o menor preço, compre mais quantidade (sempre se consegue mais barato comprando em quantidade).
      Faça suas contas certinho, veja o que pode otimizar e ajuste seu preço, que não deve ser menor que 2x ou 3x (ideal) o valor do custo.
      Quanto ao congelamento ele sim pode lhe ajudar com o tempo, se você montar, congelar e assar para quando for vender ou quando tiver uma encomenda.

      Dê uma lida nos artigos no blog, lá tem mais explicado quanto cobrar por suas empadas.

      O Curso de Empadas Lucrativas, para produzir, e vender as mais irresistíveis empadas, que estou preparando, vai ser lançado na semana que vem, fique de olho, ok?

      Um bj
      Claudinha

      Responder

  7. Boa tarde! Estou pensa do em fazer empadão para vender e colocar naquelas marmitas de alumínio de 220 ml. Como faço para calcular o valor que posso vender??

    Responder

  8. Olá, Cláudia, adorei suas dicas. Trabalho com empadões de frango e camarão de 18 cm de diâmetro e 5 cm de altura, e gostaria de começar a vendê-los pré assados e congelados. Vc já explicou lá no congelamento das empadas que é pra utilizar metade do tempo de assamento. Minha dúvida é o tempo de forno depois que tirar do freezer. Qual a temperatura e tempo de forno que posso indicar para o cliente?

    Responder

    1. Olá Valéria, boa tarde.

      Para as empadas de 80 ou 50 ml, dá muito certo meio à meio, para o empadão
      dá mais certo congelar cru, retirar, esperar descongelar para levar ao forno,
      fica melhor e para você, menos trabalho. O resultado fica mto bom.

      Faça alguns testes para saber os tempos exatos e passar para o cliente,
      pois alguns recheios podem variar para descongelar, ok? 😉

      Sucesso!

      Gratidão
      Claudia

      Responder

  9. Boa noite.
    Gostaria de saber se posso congelar na forma de papel (própria para forno) e se antes de assar posso tirar de um dia para o outro.
    tenho receio das empadas se abrirem pois nunca congelei e tenho a intenção de fazer para meu chá de bebê em grande quantidade.

    Responder

    1. Olá Ana, boa noite!

      Obrigada pelo comentário, espero poder ajudá-la.
      Veja bem, as formas de papel próprias para forno são ótimas para empadas congeladas, mas você não deve levá-las ao congelamento, o ideal é (acredito que estejamos falando de empadas gourmet, aquelas de festa, mas pode ser qualquer uma) montar as empadas em formas de metal, sem ovo, congelar separadas, após congeladas ensacar tirando das forminhas, pois fica fácil quando estão congeladas, e quando você for preparar, não tire um dia antes, a não ser que vá assar antes, o certo é tirar do gelo, colocar nas formas de papel, passar ovo e assar até dourar, em 200C°.
      Se forem empadas abertas, como as de queijo, mesma coisa, congele só a massa na forma de metal.
      Espero que dê tudo certo 😉

      Saúde e paz pra você e seu bebê.
      Bj

      Responder

  10. Oi Cláudia bom mas dia,por favor posso congelar as empadas nas forminhas aquelas de inox ou alumínio? E o empadão posso congelar na forma de alumínio,aqui é para o pessoalzinho de casa mesmo. Amei o seu site obrigada

    Responder

    1. Oi Flávia, bom dia, obrigada pela mensagem, fico muito feliz em poder ajudar.
      Você pode sim, e deve, congelar suas empadas nas forminhas (ou forma de empadão)
      para que possam ir direto ao forno, bastando passar a gema de ovo.
      Dê uma olhada aqui 👉 CONGELAR EMPADAS
      e tire mais dúvidas.

      Se precisar é só escrever 😍❤

      Responder

  11. Oi Claudinha, adorei suas dicas.
    Mas tenho duas dúvidas
    1- qto tempo espero o empadão semipronto congelado, pra ir para ao forno.
    2- posso colocar farinha de trigo no recheio que será congelado?
    Bjo fico lhe aguardando.

    Responder

    1. Olá Maria Santero,

      Obrigada pela mensagem, vamos lá:
      1 – Depende muito do tamanho do seu empadão, mas entre 15 e 30 minutos pelo menos.

      2- Não entendi bem essa pergunta, pois não uso farinha de trigo em nenhum dos meus recheios, e o único deles que leva algo do tipo é o de camarão, mas uso amido e não farinha, poderia me esclarecer? De antemão posso lhe dizer que todos os seus recheios podem ser congelados.

      Um bj da Claudinha 😘

      Responder

  12. Olá, Claudinha. Fiz as empadas e ficaram divinas, mas congelei algumas, retirei do freezer passei a gema e levei p assar, as que assei sem as forminhas ficaram desconstruida e rachadas rs, as que assei nas forminhas ficaram muito rachadas e estéticamente feias… onde será q errei.

    Responder

    1. Olá Fabiana,

      Quando você congela as suas empadas, pode sim retirá-las das forminhas de metal, mas nunca pode levar para assar sem forminha (pode ser a de papel própria para ir o forno), quanto a elas racharem muito, pode ser que estivessem muito congeladas e o forno muito quente, o ideal é deixar perder um pouco o gelo (uns 20 minutos antes de ir ao forno). Não desista, tentativas, erros e acertos é comum de acontecer, com o tempo você acerta. 😉

      Bjin

      Responder

    1. Olá Aline
      Não entendi bem sua intenção?
      Você quer dizer pré assar, retirar da forminha e colocar na forma de papel e congelar?
      Se for isso você precisa de uma forminha de papel que vá ao forno para concluir o
      assado das empadas.
      Nunca fiz nada parecido, mas não vejo problemas, ok?

      Bj
      Claudinha

      Responder

  13. Bom dia. Fiz empadinhas e congelei cria. Agora não consigo desenformar. Sem quebrar. O que posso fazer?

    Responder

    1. Olá Eriana, bom dia.
      Me diga, você levou crua para congelar, ou assou e congelou?
      Qual a forminha que você usou?

      Quando congelo empadas cruas, ao levar para assar o procedimento para desenformar é simples,
      se assou parcialmente, o mesmo acontece quando levar para terminar de assar,
      Se assou totalmente e congelou (o que não recomendo, veja aqui 👉 https://empadasdaclaudinha.com/como-congelar-empadas/)
      você deve deixar por pelo menos meia hora fora do gelo e aquecer por uns 10 minutos antes de desenformar.

      Espero ter ajudado

      Bj

      Responder

  14. Bom dia Claudia, antes de mais nada, quero parabeniza-la pelo seu maravilhoso trabalho e pela excelente qualidade de informacoes e dicas que voce nos fornece, atraves dele!!! ja tenho tudo aqui para iniciar minha comercializacao de empadas. sera uma empreitada cheia de desafios, pois sou iniciante nesse ramo. mas com fe, persistencia e otimismo sei que sera um trabalho vitorioso. Obrigado pelas dicas e conteudos valiosos sobre este comercio das empadas! Deus te abencoe imensamente

    Responder

    1. Obrigada Luciano
      Fico muito feliz em poder ajudar, sei que com amor perseverança e fé você
      vai conseguir tudo que desejar. Tenho uma ótima renda com minhas empadas e
      qualquer um que trabalhe honestamente será vitorioso.
      Boa sorte e se precisar escreva.
      Estou preparando também um material super completo que vai fazer muita diferença,
      e quando ficar pronto te aviso, ok?
      Saúde e Paz

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *